domingo, 5 de fevereiro de 2012

ESTUDO DO CONTO "O TESOURO" DE EÇA DE QUEIRÓS APONTAMENTOS 3



FICHA DE TRABALHO Nº4 – COMPREENSÃO / EXPRESSÃO

&Indique as diferentes reações que os irmãos tiveram após o chamamento do tesouro.

“terror e esplendor” (Nomes) – antítese – indícios trágicos (presságio: Vida/alegria  VS MORTE):

“ficaram mais lívidos do que círios” (comparação) - (espanto) – tesouro – MORTE

Guanes e Rostabal – nervosismo – ganância “ (…)apalpavam nos cintos os cabos das grandes facas”
Rui – apaziguador e tenta harmonizar a situação: “ (…) como um árbitro” (figura de estilo / recurso estilístico – comparação).

Identifique os objetivos da ida de Guanes a Retortilho.

R: GUANES vai a Retordilho comprar mantimentos: “três alforges de couro, cevada, empadões de carne e três garrafas de vinho” (apesar de só trazer duas – indício trágico). Além disso, Guanes planeia ainda a morte dos irmãos (indício trágico).
ATENÇÃO:
INDÍCIOS TRÁGICOS
Frequentemente, na narrativa, a tragédia é anunciada antecipadamente por indícios, que as personagens ignoram, mas não passam despercebidos ao leitor atento. É o caso da cantiga que Guanes entoa ao dirigir-se à vila e continua a cantarolar quando regressa.

Olé! Olé!
Sale la cruz de la iglesia,
Vestida de negro luto...

A "cruz" e o "negro luto" são referências claras à morte que Guanes planeia para os irmãos. Mas ironicamente prenuncia também a sua própria morte. Como se vê, nenhuma das três personagens é capaz de reconhecer esse sinal. Outro indício trágico: as duas garrafas que Guanes trouxe de Retorquilho. Rui estranha o facto, mas não suspeita da traição. Se as personagens fossem capazes de interpretar esses indícios poderiam fugir ao destino. Mas são incapazes disso e é desse lento aproximar do desenlace e da incapacidade das personagens para o evitar que resulta a dimensão trágica da narrativa.


&lNesta parte do conto, os três irmãos já são caracterizados de forma individual. A partir dos elementos disponíveis, faça a sua caracterização física e psicológica.

R: Quanto ao relevo, há três personagens principais. Não há personagens secundárias nem figurantes. Inicialmente os três irmãos parecem uma personagem colectiva pela forma como são descritos – “senhores mais bravios que lobos”. Depois da descoberta do cofre são personagens individuais.       

   Caracterização

personagens
física
psicológica
social
RUI
gordo e ruivo.
“avisado”, calculista, traiçoeiro.
fidalgos arruinados
GUANES
pele negra, pescoço de grou.
desconfiado, calculista, traiçoeiro.
fidalgos arruinados
ROSTABAL
alto, cabelo comprido, barba longa, olhos raiados de sangue.
ingénuo, impulsivo.
fidalgos arruinados

No entanto, os traços de traição e premeditação de Rui e Guanes são deduzidos a partir do seu comportamento (caracterização indirecta).

"No terror e esplendor da emoção, os três senhores ficaram mais lívidos do que círios”. Explique o sentido da comparação, atendendo em particular aos nomes “terror” e “esplendor”.

&“E assim refeitos (…) subiriam para Medranhos, sob a segurança da noite sem lua”. Explique o sentido da expressão sublinhada.

R: Esta expressão indicia a MORTE (indício trágico), ou seja a viagem com o tesouro até Medranhos seria realizada de noite escura sem a claridade da lua.

&"Rui sorriu”. Explique a reação da personagem.

Rui sorri cinicamente pois planeia a morte dos irmãos.