terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sexta-Feira ou a Vida Selvagem, de Michel Tournier: Questionário - Capítulo I


1 – Situe o excerto apresentado no contexto da obra. 
2 – Retire do texto as expressões que localizem a acção :
      a) no espaço  
      b) no tempo  
3 – Caracterize o Virgínia. 
 
4 – Indique os motivos que levaram Robinson a empreender a viagem? 

5 – Identifique as personagens do texto.

6 - Mostre como há um contraste entre o exterior e o espaço interior do barco.

7 – Identifique os recursos estilísticos presentes nas frases seguintes: 
     7.1 “(…) como se de um balão se tratasse (…) 
     7.2 “(…) lá fora rugia o temporal (…)”  

8 - Desenhe um mapa e marque: o local do embarque, a rota, o local do naufrágio e o destino final da viagem.

9 – Atribua um título sugestivo ao texto.

Sexta-Feira ou a Vida Selvagem, de Michel Tournier: Questionário - Capítulo II


1 – Tome em atenção o primeiro parágrafo do texto:
     1.1 – Transcreva um exemplo de narração;
     1.2 - Transcreva um exemplo de descrição;
     1.3 - Relacione os exemplos anteriores com os tempos em que se encontram as formas verbais;
     1.4 - Explique a importância do recurso ao adjectivo na descrição.


2 - Faça a localização espácio-temporal da acção.


3 - A certa altura Robinson encontra um bode que, depois, acaba por matar.
     3.1 - Por que motivo o bode não o ataca?


4 - Depois de caminhar algumas horas, Robinson descobre uma gruta.
     4.1 - O que havia na sua entrada? Porque decide não a explorar?


5 – Como é que Robinson descobre que está numa ilha deserta?


6 – Qual é a primeira refeição que Robinson come na ilha?

domingo, 14 de novembro de 2010

Vamos dar início ao estudo da obra "Sexta-Feira ou a Vida Selvagem" de Michel Tournier


SINOPSE

Robinson não poderá nunca voltar ao mundo que deixou. Então, palmo a palmo, edifica o seu pequeno reino. Tem uma casa, fortalezas para se defender e um criado, Sexta-Feira, que lhe é dedicado de alma e coração. Tem mesmo um cão, que envelhece calmamente ao sol de Speranza. A ilha é um pequeno baluarte de civilização e tudo parece ir pelo melhor. A verdade é que todos três se aborrecem. Sexta-Feira nada compreende da organização, das leis, dos rituais que tanto agradam a Robinson. Escapa-lhe a razão de ser dos campos cultivados, dos rebanhos, das fortalezas. Mas então dá-se um acontecimento inesperado. Esta obra é uma versão adaptada de «Vendredi ou Les Limbes du Pacifique», do mesmo autor.

Para saber mais... 

Cenas do filme  "The Life and Adventures of Robinson Crusoe" de Daniel Defoe


terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mãos à obra...

Vamos iniciar com algum divertimento... Recorda que
aprendeste.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Entrega dos prémios - Olimpíadas do Português

O ano lectivo findou em beleza, com a entrega dos prémios das Olimpíadas do Português, que envolveram, ao longo do ano, todas as turmas do 7º Ano. As finalistas da turma do 7ºD ficaram em 2º lugar e os do 7ºC em 3º lugar. Parabéns.

Laura, Márcia e Cristiana - 7ºD 

Sílvia, Tomás e Catarina - 7ºC

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Algumas produções textuais do 7ºC...

AMOR e AMAR...



Amor é 
mágoa a causar
e paixão a dor.


Amor é passado
a presentear
e futuro
a idealizar.


Amar é sonhar
Amar é vencer
Amar é casar
pois não te quero
perder.


Tomás Gaspar


SER POETA É...


ter uma segunda visão do mundo.
ver as coisas de outra maneira.
saber descrever o mundo numa palavra.
perceber o lado sensível de tudo e todos.
criar o seu próprio mundo.
ver mais além.
saber amar.
brincar com as palavras.
não ter medo de partilhar.
saber usar e abusar da liberdade.
transformar sonhos em palavras.


Catarina Martins

terça-feira, 8 de junho de 2010

Poeta Joaquim Marques na nossa escola...

No passado dia 31 de Maio, tivemos o privilégio de conhecer o poeta Joaquim Marques com quem os alunos partilharam as suas experiências, dúvidas e anseios. Criaram-se momentos de grande interactividade e cumpriu-se um dos grandes objectivos desta actividade - a sensibilização para o estudo do TEXTO POÉTICO. Bem-Haja...

Os alunos do 7ºD e 9ªB apresentaram algumas das suas produções textuais.