sexta-feira, 25 de março de 2011

Projecto “Dar uma mão para a contrução de um mundo melhor”

Caríssimos Pais/Encarregados de Educação

No âmbito do estudo, na disciplina de Francês, da unidade temática “Cooperação Internacional e Solidariedade”, estabeleci alguns contactos com instituições de Apoio e Solidariedade Social, dado o manisfesto interesse e vontade demonstrados pelos vossos educandos em participar em iniciativas desta natureza.

Tendo recebido o contacto do Centro Jean Gailhac, que presta um serviço de apoio social a diversas famílias carenciadas, foi comunicado que se tornava urgente a recolha de produtos de higiene pessoal, uma vez que tinham esgotado esses produtos no armazém que abastece de forma voluntária e solidária famílias muito necessitadas.

Venho, por isso mesmo, solicitar a vossa colaboração e solidariedade. Até dia 6 de Abril decorrerá a campanha de recolha, podendo os produtos (pasta dentes, escova, gel de banho, champô, espuma de barbear, lâminas, sabonetes ...), ser deixados no ponto de recolha à entrada do pavilhão central, da nossa escola.

Trabalho realizado pelos alunos Filipe, Carine e Sónia do 9º
"Coopération Internationale et solidarité"

Posteriormente, o Drº Luís Pedro Sousa - Coordenador do Centro Jean Gailhac -, com quem já tive um primeiro encontro, virá à escola fazer uma sessão de esclarecimento (data a agendar) sobre esta dinâmica e será o portador das nossas dádivas para o respectivo Centro.

Estou certa que esta acção terá o sucesso pretendido e que nos vossos educandos permanecerá o gosto e a vontade de ajudar os outros, com o espírito de missão solidária que urge nos dias de hoje.

Grata pela colaboração,

Susana Oliveira e Barbeira

(Professora responsável pelo Projecto – 9º Anos A, B e C)

Escrita criativa “O Diário de Robinson”


No âmbito do Estudo Acompanhado, foi proposto às turmas B e C do 8º ano um Concurso Inter-Turmas de escrita criativa "O Diário de Robinson". 

 Exposição dos trabalhos junto à entrada da sala de professores

Para eleger os melhores trabalhos, contei com as professoras Ana Jacques e Alexandra Pereira (de Língua Portuguesa) e Joana Paulo (de Educação Visual), a quem agradeço toda a gentileza e disponibilidade. 
Assim, numa 1ª fase foi escolhido o melhor trabalho de cada turma, no que diz respeito à expressão escrita, e, numa 2ª fase, foi seleccionado o melhor trabalho das duas turmas, tendo também em consideração  criatividade e o domínio da expressão plástica. 
Foi assim escolhido o Trabalho dos alunos Márcia Pepe, Paulo Pina e Bruno Pereira do 8ºC. Parabéns.

OBJECTIVOS DA ACTIVIDADE:

1. Consolidação dos conhecimentos sobre o estudo da obra “Sexta-Feira ou a Vida Selvagem” de Michel Tournier;
2.  Desenvolvimento da competência da expressão escrita;
3.  Desenvolvimento das competências da oralidade e eficiência comunicativa;
4.  Desenvolvimento da capacidade criativa e espírito de iniciativa;
5. Responsabilização dos alunos na qualidade e apresentação dos seus trabalhos;
6.  Integração dos alunos do PLNM (Português Língua Não materna).
7. Promoção da transversalidade dos conteúdos adquiridos e trabalhos em várias disciplinas (Língua Portuguesa e Educação Visual)
 

Turma 8ºB

Grupos de trabalho 

1º Grupo: Pedro Ribeiro, Bruno Joaquinito, Tiago Janota, Luís Lucas.
2º Grupo: Pedro Suzano, Adílio Sanches, Paulo Costa, Rafael Neto.
3º Grupo: Ana Teresa, Inês Bizarro, Joana Costa, Andreia Soeiro.
4º Grupo: Débora Coelho, Indira Ladeira, Tânia Fonseca, Vanda.
5º Grupo: Diogo Martins, André Vidal, Bruno Almeida, Ismael Dende.




Trabalho Vencedor da Turma 8ºB
Ana Teresa, Inês Bizarro, Joana Costa, Andreia Soeiro

Turma 8ºC

Grupos de trabalho

1º Grupo: Maria Pereira, Tomás Gaspar, David Tomé
2º Grupo: Catarina Martins, Daniela Candeias, João Mendes
3º Grupo: Ana Raposeiro, Ana Morgado, Diogo Reis
4º Grupo: Sofia Bento, Sílvia Sousa, Lucian Ababii
5º Grupo: Paulo Pina, Márcia Pepe, Bruno Pereira




Trabalho Vencedor da Turma 8ºB
Paulo Pina, Márcia Pepe, Bruno Pereira


terça-feira, 22 de março de 2011

A notícia, a reportagem e a entrevista: Simulação.


A professora de Língua Portuguesa comunica que terá lugar uma aula suplementar de Língua Portuguesa, na próxima 2ª feira, dia 4 de Abril, pelas 18h 15’, no auditório da escola, com a duração de 90’.

Nesta aula, serão realizadas apresentações orais de trabalhos relacionados com a unidade temática em estudo “A Comunicação Social e Interpessoal”. Os trabalhos foram orientados na escrita pela professora de Língua Portuguesa. A apresentação será da responsabilidade dos alunos.
Os objectivos desta actividade são:
  1. Consolidação dos conhecimentos;
  2. Desenvolvimento das competências da oralidade e eficiência comunicativa em contextos variados;
  3. Promoção de ambientes de aprendizagem facilitadores de respeito mútuo e de interacção;
  4. O envolvimento dos pais e encarregados de educação no processo educativo do aluno;
  5. Responsabilização dos alunos na qualidade e apresentação dos seus trabalhos;
  6. Integração dos alunos do PLNM (Português Língua Não materna).

A turma do 8ºC convida os seus pais e encarregados de educação e outras pessoas, que directa ou indirectamente participaram no projecto, a assistir a esta aula.

Voluntariado de Leitura - "Ler a pensar nos outros"


Convidam-se todos pais, encarregados de educação, família, amigos e/ou outros interessados a participar na actividade “LER A PENSAR NOS OUTROS”, no regime de voluntariado de leitura. Esta actividade consiste na leitura de uma história/texto em sala de aula e a dinâmica a ser implementada estará a cargo de cada “voluntário” em articulação com a professora de Língua Portuguesa do 8ºC.
Para que possa programar esta iniciativa, peço a todos os voluntários que preencham a Ficha do Voluntariado de Leitura e a façam chegar à professora responsável. Serão contactados posteriormente para agendamento da actividade. De qualquer forma, seria de todo conveniente, caso a vossa disponibilidade assim o permita, escolher um dia e hora em que os alunos estão na aula de Língua Portuguesa.
Estando certa que será um momento de articulação e comunicação, por excelência, escola – comunidade educativa, uma estratégia de sensibilização para o gosto pela leitura, de promoção de ambientes de aprendizagem facilitadores de respeito mútuo e de interacção, favorecendo ainda a integração dos alunos Português Língua Não Materna; agradeço, desde já, toda a vossa receptividade.

Susana Oliveira e Barbeira
(Professora de Língua Portuguesa)

Vamos participar... "Ler em todo o lado!" com os nossos familiares e amigos



Convido todos os encarregados de educação, familiares e amigos dos meus alunos a participar nestas propostas de ac


domingo, 13 de março de 2011

Projecto: Biblioteca de Turma

     
No mundo do cinema


Este livro fala de uma das muitas aventuras de, uma menina com uma grande paixão por Garu, que é um ninja.

A história começa com o dia da festa de aniversário da professora de matemática e Pucca tem de levar comida para a festa mas as hipóteses são poucas:
©     Uma caixa de cereais para o pequeno-almoço;
©     Meio pacote de bolachas com pepitas de chocolate;
©     Um pacote de bolachas com sabor a papel (a mãe de Pucca diz que são “dietéticas”;
©     Um tupperware com o resto da massa do jantar.

Levar cereais não parecia boa ideia pois tinha de levar o leite também, as bolachas estavam fora de questão, por isso só restava a massa do jantar.

Mas quando os colegas de Pucca lhe perguntam pelo “bolo de aniversário” algo parece não estar bem… «-Bolo de aniversário? Bolo de a-n-i-v-e-r-s-á-r-i-o? Bolo de aniversário do tipo de cantar parabéns e soprar a velinha? Esse tipo de bolo? Bolo de aniversário?»
Então os colegas de Pucca improvisam um bolo espetando as velinhas nos maiores queques que encontraram no bar da escola.

No entanto, Pucca transportava consigo dois enormes pesos nos ombros:
- Peso nº 1: a responsabilidade de não ter trazido o bolo de aniversário;
- Peso nº 2: o tupperware com a massa, arrumada entre dois livros dentro da sua mochila.


Então num dos intervalos maiores, ela esgueirou-se para as traseiras da escola sem que ninguém a visse. O cheiro da massa atraiu alguns gatinhos e a Pucca deu-lhes, de bom grado, a massa para que a comecem. Entretanto Garu apareceu e ali estava uma oportunidade de ouro para fazer boa figura em frente ao seu amado. Então Pucca livrou-se da massa e ainda fez boa figura em frente a Garu.

O seu pensamento foi interrompido pela voz de um colega seu que a chamava pois estavam a fazer filmagens de um filme na cantina da sua escola. Muito sorrateiramente, Pucca conseguiu entrar na cantina mas infelizmente uma torre de panelas e tachos foi derrubada pela mesma originando uma grande “barraca”.


Para grande espanto dela, Garu era um dos actores e devido a isso Pucca fez o que pôde para entrar também no filme, e depois de tanta insistência o realizador cedeu em criar um papel para ela. O filme foi um grande sucesso e Pucca foi convidada para fazer um filme em Hollywood. Esta ficou ansiosa mas no início das gravações viu que teria de contracenar com um actor diferente de Garu. Pucca decidiu fazer greve e afirmou que se não lhe trouxessem Garu não iria participar no filme. Então Garu foi obrigado a entrar no filme mas valeu a pena porque foi um grande sucesso e ganhou um Óscar.

Eles tornaram-se inseparáveis, a dupla de actores que todos os realizadores desejavam! Entretanto…

…Pucca acordou. Tinha sido tudo um sonho…





  
Trabalho realizado por:

Catarina Gaspar Martins

8ºC, nº6