quarta-feira, 18 de maio de 2011

PARTICIPA NA CAMPANHA DE RECOLHA DE TAMPAS DE PLÁSTICO

Os meus alunos turma do 9ºC, no âmbito do estudo da unidade temática "L'environnement", na disciplina de Francês, têm o prazer de te convidar a participar na campanha de recolha de tampas de plástico. Os vários ecopontos, elaborados pelos mesmos, encontram-se na sala de professores, no pavilhão central, à entrada da escola e no bar dos alunos. A tua colaboração é preciosa...


Nous sommes éco-citoyens… Nous recyclons!

Fais comme nous!


“Je suis éco-citoyen” 

Campagne de collecte de bouchons en plastique (tampas de plástico)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ECOS DE POESIA

No passado dia 3 de Maio, na Escola Secundária de S. João da Talha realizaram-se várias actividades no âmbito do Intercâmbio Linguístico entre os alunos da nossa escola e os do "Lycée des Droits de L'Homme" de Guadalupe. Os alunos do PLNM participaram na sessão "ECOS DE POESIA" e no concurso "SUCRÉ OU SALÉ" dinamizados pelos professores desta escola.


UMA MENSAGEM DE BOAS VINDAS AOS ALUNOS DE GUADALUPE... 

A ALEGRIA DO GRUPO "PARADIDDLE" DA ESCOLA EB2,3 CICLOS DE FERNANDO PESSOA QUE ANIMARAM O RECINTO ESCOLAR, PARTICIPANDO NA SESSÃO DE ABERTURA DO EVENTO.

A ACTIVIDADE "ECOS DE POESIA"...

 A DANÇA AO SOM DO POEMA "SER POETA É SER MAIS ALTO" DE FLORBELA ESPANCA, INTERPRETADO POR LUÍS REPRESAS.

 
A ALEGRIA DA TILLER (S. TOMENSE) E DA HADJIJA (AFEGÃ) POR PARTILHAREM E DAREM-NOS A CONHECER A RIQUEZA DOS SEUS PAÍSES E DA SUA CULTURA.

 "SOPHIA DE MELLO BREYNER A RECITAR UM DOS SEUS BELOS POEMAS..."



ENQUANTO VISIONÁMOS "A MAIOR FLOR DO MUNDO" DE JOSÉ SARAMAGO ("SENTADO NA CADEIRA") A ARTISTA - ANA MORGADO - DESENHOU A SUA INTERPRETAÇÃO DA MESMA, PARA OFERECER UMA MENSAGEM DE AMIZADE, PARTILHA E UNIÃO ENTRE OS POVOS, AOS ALUNOS DE GUADALUPE.

NOS JARDINS DA NOSSA ESCOLA, "FLORBELA ESPANCA E SOPHIA DE MELLO BREYNER" DERAM CORPO E ALMA ÀS POETISAS...

 É MUITO GRATIFICANTE PODER CONTAR SEMPRE COM A PRECIOSA COLABORAÇÃO E AJUDA DOS MEUS ALUNOS... UM "OBRIGADA" MUITO ESPECIAL PARA TODOS OS MEUS "MENINOS" DO 8ºC E 8ºD.

FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA

terça-feira, 10 de maio de 2011

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PRODUÇÃO ESCRITA CRIATIVA

TRABALHO DE GRUPO
Relembrando o estudo do texto poético, escolham uma das imagens apresentadas e elaborem um texto no qual constem:

a) um terceto, uma quadra e uma quintilha;
b) rima interpolada e emparelhada;
c) versos soltos ou brancos;
d) um eneassílabo, um hexassílabo e um octossílabo;
e) versos livres;
f) uma anáfora;
g) uma metáfora;
h) uma personificação;
j) uma hipérbole.

BOM TRABALHO
                

Como o mar,

Brilhas no meu olhar,

Como uma estrela infinita.


Não sei se será paixão,

Quando te vejo,

O meu coração bate

Como uma sinfonia desafinada,

Fora de controlo.


Como um diário

Como um livro

Folheio sem compreender

O seu significado.


Cada palavra.

Cada gesto.

Cada sorriso.

Cada olhar.

Faz de mim

Um sem abrigo

Sem lar.


Sem pensar,

Oiço o teu choro

E a tua raiva

Na minha mente a pular.


Uma paixão

Que sufoca o meu coração,

Como uma flor

Abafada pelo mar.


Trabalho realizado por:

Silvia Sousa

Daniela Candeias

Maria Pereira

8ºC


Olho no horizonte sem saber o que me espera
Olho no horizonte sem saber quem era
Olho no horizonte com sentimento

A vida é complicada
Tudo anda à roda
Como uma gota de água
Numa onda agitada

Tudo mudou
Sem eu dar conta
Revoltaste-te contra mim
Sem eu saber porquê
Sais-te da minha vida

O mar é duro
Como uma rocha
A imensidão do prazer
Das ondas rasgar
Nas rochas cobertas de musgo verde
A dançarem para mim
Como bailarinas
Cheias de preconceito e mágoa.
Trabalho realizado por:
Ana Raposeiro
Ana Morgado
8ºC




Sentado num banco,
Num mundo de desespero
E encontrar a alegria,
É tudo o que eu mais quero.

Penso e deparo-me,
Com este mundo de falsidade,
Preferia viver na fantasia,
Do que encarar a realidade.

Para onde vou, e onde estou?
Sou o que fazem de mim,
Não aquilo que sou.

Agora que estou só,
Agora que vejo infelicidade…
Todos as outras recordações –
O teu beijo, o teu toque, o teu olhar –
Haviam desaparecido como resultado do meu desgosto.

A noite vem chegando devagar, sonolenta,
E não sei o que fazer a este medo que me sustenta.

Momentos incríveis que muito gostei,
Que talvez goste ainda,
Eles são a causa, a falta de auto-estima.

Finalmente aparecera um deles que me ajudára,
Declarou que a felicidade, na verdade,
Não era nada.

Por culpa minha, ou tua
Eu separo-me do resto,
Separo-me de ti, mas não deixo o resto.
Trabalho realizado por:
Catarina Martins
David Tomé
João Mendes
8ºC







quinta-feira, 5 de maio de 2011

PROFISSÕES RELACIONADAS COM O TEATRO E ESPAÇOS E OBJECTOS DO ESPECTÁCULO TEATRAL

PROFISSÕES RELACIONADAS COM O TEATRO

 CARACTERIZADOR – trata da maquilhagem e da caracterização dos actores
 CONTRA-REGRA – avisa os actores dos momentos de entrada e saída do palco
 ENCENADOR – encena (põe em cena) o espectáculo teatral
 ADERECISTA – responsabiliza-se pelos adereços (objectos utilizados durante a peça teatral)
 LUMINOTÉCNICO – encarrega-se dos efeitos luminosos do espectáculo teatral
 FIGURINISTA – desenha os figurinos usados pelos actores no espectáculo teatral
 CENÓGRAFO – imagina e realiza o cenário da peça teatral
 ACTOR – representa o papel que lhe foi atribuído na peça teatral
 DRAMATURGO – escreve o texto dramático a ser levado a cena
 SONOPLASTA – encarrega-se dos efeitos sonoros do espectáculo teatral
 ESPECTADOR – assiste ao espectáculo teatral
 PONTO – lê em voz baixa, durante a realização do espectáculo, para auxiliar a memória dos actores.

ESPAÇOS E OBJECTOS DO ESPECTÁCULO TEATRAL

 ADEREÇOS – acessórios utilizados no teatro
 BALCÃO – galeria/avançado, à frente dos camarotes e sobre a plateia
 BASTIDORES – espaço do palco que não é visto pelos espectadores
 BILHETEIRA – guiché onde se compram os bilhetes para um espectáculo
 CAMARIM – gabinete onde os actores se vestem e se caracterizam
 CAMAROTES – pequenos compartimentos dispostos em andares onde se assiste ao espectáculo
 CENÁRIO – decoração do espaço de actuação
 COLUNAS – caixas acústicas para difusão de som
 CORDAS – conjunto de fios para erguer o pano
 FOYER – sala de entrada de um teatro
 GUARDA-ROUPA – conjunto de fatos e de adereços de um espectáculo
 PALCO – plataforma onde se apresenta o espectáculo
 PANO – cortina que separa o palco do público
 PLATEIA – espaço destinado aos espectadores, no pavimento inferior de um teatro
 PROJECTORES – aparelhos para enviar à distância e com intensidade a luz de um foco luminoso