segunda-feira, 9 de maio de 2011

PRODUÇÃO ESCRITA CRIATIVA

TRABALHO DE GRUPO
Relembrando o estudo do texto poético, escolham uma das imagens apresentadas e elaborem um texto no qual constem:

a) um terceto, uma quadra e uma quintilha;
b) rima interpolada e emparelhada;
c) versos soltos ou brancos;
d) um eneassílabo, um hexassílabo e um octossílabo;
e) versos livres;
f) uma anáfora;
g) uma metáfora;
h) uma personificação;
j) uma hipérbole.

BOM TRABALHO
                

Como o mar,

Brilhas no meu olhar,

Como uma estrela infinita.


Não sei se será paixão,

Quando te vejo,

O meu coração bate

Como uma sinfonia desafinada,

Fora de controlo.


Como um diário

Como um livro

Folheio sem compreender

O seu significado.


Cada palavra.

Cada gesto.

Cada sorriso.

Cada olhar.

Faz de mim

Um sem abrigo

Sem lar.


Sem pensar,

Oiço o teu choro

E a tua raiva

Na minha mente a pular.


Uma paixão

Que sufoca o meu coração,

Como uma flor

Abafada pelo mar.


Trabalho realizado por:

Silvia Sousa

Daniela Candeias

Maria Pereira

8ºC


Olho no horizonte sem saber o que me espera
Olho no horizonte sem saber quem era
Olho no horizonte com sentimento

A vida é complicada
Tudo anda à roda
Como uma gota de água
Numa onda agitada

Tudo mudou
Sem eu dar conta
Revoltaste-te contra mim
Sem eu saber porquê
Sais-te da minha vida

O mar é duro
Como uma rocha
A imensidão do prazer
Das ondas rasgar
Nas rochas cobertas de musgo verde
A dançarem para mim
Como bailarinas
Cheias de preconceito e mágoa.
Trabalho realizado por:
Ana Raposeiro
Ana Morgado
8ºC




Sentado num banco,
Num mundo de desespero
E encontrar a alegria,
É tudo o que eu mais quero.

Penso e deparo-me,
Com este mundo de falsidade,
Preferia viver na fantasia,
Do que encarar a realidade.

Para onde vou, e onde estou?
Sou o que fazem de mim,
Não aquilo que sou.

Agora que estou só,
Agora que vejo infelicidade…
Todos as outras recordações –
O teu beijo, o teu toque, o teu olhar –
Haviam desaparecido como resultado do meu desgosto.

A noite vem chegando devagar, sonolenta,
E não sei o que fazer a este medo que me sustenta.

Momentos incríveis que muito gostei,
Que talvez goste ainda,
Eles são a causa, a falta de auto-estima.

Finalmente aparecera um deles que me ajudára,
Declarou que a felicidade, na verdade,
Não era nada.

Por culpa minha, ou tua
Eu separo-me do resto,
Separo-me de ti, mas não deixo o resto.
Trabalho realizado por:
Catarina Martins
David Tomé
João Mendes
8ºC







Sem comentários:

Enviar um comentário