segunda-feira, 24 de maio de 2010


Historicamente, o texto publicitário tem origem no pregão e no anúncio surgidos já na Antiguidade com os mercadores a fazer anunciar os seus produtos ou os habitantes a publicitar os espectáculos teatrais ou os festejos desportivos. Com a imprensa, inventada por Gutemberg, a publicidade alterou-se, passando a dispor de mais recursos. Só a partir do século XIX, porém, se observa uma aposta na publicidade com o aparecimento de agentes publicitários que deixam de ser meros vendedores de espaços para um editor e passam a construtores e comerciantes desses espaços. Em 1925, surge o primeiro tratado de publicidade, de autoria de Daniel Starch, que traça as características do bom anúncio:
que seja visto
que seja lido
que seja confiável
que seja recordado
que provoque a acção do comprador .

Na linha da concretização destas características surgiram algumas funções da publicidade como as de captar a atenção, manter o interesse, despertar o desejo e provocar a acção.

Como tipo de texto, a publicidade assenta num modelo de discurso rápido, eficaz, sugestivo e persuasivo. Pode surgir nos mais diversos meios, como a televisão, a rádio, a imprensa escrita, os painéis (outdoors), a Internet, o mailing, os catálogos ou os transportes.
Para chamar e prender a atenção do potencial consumidor, a publicidade desenvolveu um processo de sedução através da linguagem escolhida, das imagens seleccionadas e dos fundos musicais utilizados.

Como técnica publicitária, a imagem e o slogan são dois elementos fundamentais. O slogan tem um papel muito importante ao apoiar-se na repetição e ao recorrer à síntese, dizendo muito em poucas palavras. 
Na linguagem publicitária, é frequente o uso da polissemia e da homonímia, o paralelismo sintáctico, os jogos de palavras, os jogos fonéticos (onomatopeias, aliterações).







Sem comentários:

Enviar um comentário