quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Após a análise do texto de José Saramago "A Maior Flor do Mundo", o tempo foi dedicado à produção de textos colectivos. Os resultados são surpreendentes e revelam um particular carinho pela natureza e sua preservação...

“O Menino Prodígio e a Maior Flor do Mundo”

Era uma vez um menino que morava numa aldeia pequena, com poucos habitantes e com poucas crianças com quem pudesse brincar. Era loiro, tinha olhos verdes, pele macia e branca. Adorava a natureza e o seu passatempo preferido era apanhar insectos que o fascinavam imenso e eram motivo de entretenimento e brincadeira.
Numa manhã quente de Verão, o menino decidiu observar, com pormenor, o seu mais belo insecto e este escapou-se, deixando-o sem reacção. Entretanto, não podendo ficar sem ele, desesperado, saltou o muro e seguiu-o, sempre com a forte esperança de o reaver.
Correndo velozmente e sem pensar, viu- -se perdido dentro de uma vasta, assustadora e gigantesca floresta. Com medo e aterrorizado no meio da escuridão, o menino viu o insecto ao longe e correu atrás dele.
Quando deu conta, estava perante uma clareira seca e triste, onde existia uma colina. No cimo desta, havia uma flor pequena e murcha, por quem o menino se apaixonou.
Pensando em salvar a vida de um ser vivo, correu contra o tempo, atravessou vales e colinas, e encontrou o rio. Com as suas pequeninas mãos, transportou a límpida e refrescante água, sempre com o pensamento na salvação da flor.
Já cansado e exausto, o menino consegue chegar perto da flor e oferece-lhe três gotinhas miraculosas de água. Acontece então um milagre: o renascimento da flor.
Com carinho e amor, a flor cresce, transforma-se e volta a brilhar no alto da colina.
Com o aroma da flor, o menino sente-se igualmente acarinhado e adormece. A flor, delicadamente, deixa cair suavemente uma das suas pétalas agora coloridas, contrastando com as cores do arco-íris, sobre o menino, como gesto de reconhecido agradecimento.
A cor e o brilho que a flor irradiava, chamou a atenção dos habitantes da aldeia que, há já muito tempo procuravam o menino julgado desaparecido.
Quando os pais se aproximaram da criança, carinhosamente gritaram:
- Milagre! Que prodígio! Como é possível alguém tão pequeno fazer algo tão heróico!
A generosidade deste menino foi bastante para salvar um ser vivo tão “insignificante”.

Texto produzido pela turma 7ºC


“A Nossa Pequena Grande Maior Flor do Mundo”

Há muito, muito tempo, havia um rapaz , de cabelo ruivo, alto e magro que gostava de brincar no seu jardim a apanhar insectos.
Vivia numa pequena aldeia, onde a natureza verdejante lhe proporcionava diversão.
Um dia, um dos seus insectos preferidos fugiu e, ansiosamente, ele foi atrás dele. Correu, correu e, quando se apercebeu, estava perto do rio que passava junto de sua casa.
A vontade de apanhar o insecto era tanta que, sem pensar, atravessou o rio. O cansaço fê-lo parar e reparou que se encontrava no meio da floresta. Tendo perdido o insecto de vista, desistiu do seu objectivo e decidiu explorar a densa e belíssima floresta onde se encontrava.
Ao fim de algum tempo, deparou-se com uma clareira e nela se encontrava uma colina onde estava depositada uma pequena e triste flor murcha.
Aproximou-se e, tentando dialogar com esta pequena maravilha da natureza, perguntou-lhe:
- Por que te encontras tão triste?
Sendo tão especial esta flor e tendo percebido as palavras daquele menino, deixou cair magicamente uma pétala seca e contou-lhe a sua infeliz história.
Há muitos anos, aquele lugar era uma mágica e encantadora floresta, mas devido à acção maléfica do Homem, esta foi totalmente destruída e apenas ela sobreviveu, por ser forte e ter uma vontade extrema de viver. Resistiu ao vento, à chuva, aos dias tórridos de verão, mas… há muito tempo que não chovia, pois até o tempo estava alterado devido à poluição.
A flor estava destruída!
Perante a sua terrível história, o menino encheu-se de força e coragem, correu o mais que pôde para encontrar água e, nas palmas das suas mãos, trouxe toda a água que conseguiu para salvar a “Pequena Grande Flor”.
Esta cresceu e tornou-se a maior flor do mundo, admirada por toda a gente, pelo seu exemplo de coragem, grandeza e força.
O menino foi igualmente exaltado, por ter dedicado parte da sua vida a salvar a Natureza.

Texto produzido pela turma 7ºD

1 comentário:

  1. Muitos Parabéns aos alunos e à professora. Devemos estar sempre muito unidos quando buscamos os sonhos!

    ResponderEliminar