segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Projecto "Olímpiadas do Português"


O projecto “Olimpíadas do Português” tem por objectivo principal implicar todas as turmas do 7º ano de escolaridade num projecto (que envolve igualmente as restantes professoras que leccionam o 7º ano), com o intuito de desenvolver trabalhos, numa dinâmica individual e de grupo, concorrendo para a “Grande Final das Olimpíadas do Português”.

Com efeito, este projecto cria um novo “espaço” de leitura, investigação e pesquisa e de liberdade criativa, na medida em que, mensalmente, são propostas actividades temáticas, aos alunos de todas as turmas implicadas, para serem desenvolvidas e trabalhadas.

De facto, a principal preocupação, com este projecto, prende-se com a promoção de hábitos de leitura, favorecendo o desenvolvimento das literacias, e do gosto pela escrita criativa, fomentando o crescente “diálogo” entre os alunos/turmas, os professores, a biblioteca escolar e os seus recursos dentro e fora da escola e a comunidade educativa, apoiando também o desenvolvimento curricular como motor de sucessos individuais e colectivos.

A pontuação é adquirida da seguinte forma:

· 10 pontos para os texto(s)/proposta(s) de trabalho (aluno(s)/turma) com a avaliação de MUITO BOM

· 8 pontos para o(s) texto(s)/proposta(s) de trabalho (aluno(s)/turma) com a avaliação de BOM

· 5 pontos para o(s) texto(s)/proposta(s) de trabalho (aluno(s)/turma) com a avaliação de SATISFAZ

· 5 pontos para os restantes alunos participantes no concurso mensal, cuja avaliação é de 0 Pontos.

Os pontos acumulados, longo dos meses, dos cinco melhores alunos de cada turma e a participação obrigatória na “Grande Final das Olimpíadas do Português ditarão a turma vencedora do 7º ano .

Nesta “Grande Final”, os cinco melhores alunos de cada turma (com mais pontuação obtida) confrontar-se-ão com os restantes cinco melhores alunos das restantes turmas envolvidas neste projecto (dia e hora a agendar).

A “Grande Final das Olimpídas do Português” consistirá num questionário sobre dez livros e/ou contos, de leitura obrigatória, propostos pelos professores de Língua Portuguesa dos 7ºs anos (lista de livros comum a todas as turmas), que será dada a conhecer brevemente.

No final de Abril, serão dados a conhecer os cinco melhores alunos de cada turma. Durante o mês de Maio, deverão reler os livros propostos para se prepararem para a Grande Final ( a agendar).

Sem comentários:

Enviar um comentário