terça-feira, 9 de março de 2010

OLIMPÍADAS DO PORTUGUÊS – MARÇO


Durante o mês de Março, os alunos envolvidos nas Olimpíadas do Português deverão apresentar um trabalho escrito subordinado ao tema:
 “ Se eu fosse uma personagem dos contos tradicionais, nada seria igual…”.
Partindo de um conto tradicional infantil, recria a acção que todos nós conhecemos, apresenta a tua perspectiva e novos caminhos para as histórias de outros tempos.


Propomos-te hipóteses para começar:

A) Se eu fosse o Capuchinho

Vermelho,  eu nunca…

B) Se eu fosse um dos porquinhos, eu

nunca…

C) Se eu fosse a Cinderela, eu nunca…


Imagina, recria e diverte-nos!

Inspira-te neste excerto já iniciado:

“Se eu fosse a Rapunzel, nunca deixaria crescer o cabelo daquela maneira. Em primeiro lugar, porque os cabelos não se usam tão compridos e eu tenho a certeza de que nenhum príncipe gostaria de uma princesa com uma cabeleira que facilmente ficasse desgrenhada e desarranjada. Além disso temos de pensar nos litros de amaciador que seriam necessários para me tornar apresentável.
Se eu fosse a Rapunzel, nunca permitiria que me fechassem numa torre, principalmente porque sofro de asma e as torres costumam ser húmidas e cheias de pó (…)”

Lisboa, Março de 2010

Projecto Olimpíadas do Português – 7ºs Anos
Professoras envolvidas: Ana Jacques, Lurdes Augusto e Susana Oliveira e Barbeira


Sem comentários:

Enviar um comentário